Inquietações

21 01 2011

Um interesse demarcado nas formas como o indivíduo e as comunidades são levadas a apropriar-se do espaço público, nos constrangimentos que são impostos, sendo estes materiais ou cognitivos, determinam a orientação do presente trabalho.

A forma como a cidade cresceu e como se apresenta hoje; a mutação das paisagens e ocupação do território são marca de novas superfícies compostas por grandes retalhos complexos de designação espectante, mas que porém constituem espaço de troca de informação e fluxos. Um novo espaço público, caracterizado por novas necessidades e conjugação com as tecnologias a que hoje temos acesso, resultam em territórios “hiper textuais”.

O crescimento da cidade e as diferentes teorias desenvolvidas com a emersão da sociedade pós-moderna é aqui testada e revisitada através de uma caso de estudo que por mutação se vai adaptando a determinados nódulos da estrada centenária que delimita a cidade do Porto.

Que espaços públicos são estes, – aqueles que rapidamente emergiram, adaptando-se às necessidades que se impuseram, – que formas são estas, as de apropriação destes territórios – e, fundamentalmente, qual o seu futuro…?

Buscando um contributo balanceado entre a arte, a arquitectura e todas aquelas ciências de génese social, não para a resolução, mas para a “retaliação” de territórios hoje de costas voltadas, ou simplesmente fechados sobre si mesmo.

Palavras Chave:

1) Paisagem – Não Lugar  – Metrópole

2) Textual – Velocidade – Fluxos

3) Marginal – Comunidade – Periférico

4) Abrigo – (in)Segurança – Protecção


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: